sábado, 9 de maio de 2009

Racismo, por Chico Buarque

Palavras de Chico Buarque sobre o racismo no Brasil que devem ser refletidas pela sociedade brasileira, e não só.
Ainda que elas tenham sido ditas já fazem mais de um ano, infelizmente não ficam fora de tempo coloca-las em evidência, especialmente quando a luta pela liderança de grupos neonazistas aparecem na mídea brasileira.
Relembrando a morte do casal de namorados que havia organizado uma festa em comemoração ao aniversário de Adolf Hitler, chegou a notícia que além da investigação do crime de assassinato, a polícia também está investigando paralelamente o movimento neonazista (notícia aqui) a que as vítimas e suspeitos estão envolvidos.

3 comentários:

  1. Grande palavras do mestre Chico Buarque.

    Viva a mistura de raças e culturas.
    Quem acredita que todos os cidadões de nacionalidade europeia, asiática, árabe ou africana, são só brancos, negros, etc, anda no mundo de olhos fechados, afastado da realidade.

    O presidente Obama apesar de negro, é um exemplo da cultura americana, e não africana. O mesmo acontece com outros cidadãos asiáticos ou brancos nascidos e criados em Africa, ou cidadões árabes ou africanos nascidos e criados na Europa.

    A face e tez dos cidadãos do mundo já mudou e mudará muito mais. Pois a Espécie Humana nunca deixou de evoluir através de milhões de anos de migração populacional. Crer no contrário, mais do que ser racista, é pura estupidez, gerada por falta de cultura.

    E viva a mistura racial!

    Antônio Maria

    PS. Tivesse a História da Europa, no tempo das Cruzadas, tido outros "vencedores", muito provavelmente, a grande maioria do território da Europa Mediterrânea, seria hoje parte de países da região Magreb (árabe)

    ResponderExcluir
  2. Reforçando a "História da Europa", se observo a política social e de ensino do actual governo de Portugal, me sinto como se fosse a província mais ao norte do Marrocos. :-)

    ResponderExcluir
  3. E tá dito!
    Só agregando uma informção, que além de ter consciencia que sabes dela, também sei que em nada muda conceitualmente no que aqui defendes; o Obama é tão negro quanto branco, pois é filho de um negro e de uma branca...e uma certeza: é da espécie humana.
    Abraço.
    Zé Paulo

    ResponderExcluir