domingo, 25 de novembro de 2012

Fernando Alonso, Super Man ?

Foto do blogue Auto Circuito


Acabou hoje o Campeonato Mundial de F1, onde o piloto alemão Vetel garantiu, com o seu sexto lugar no GP do Brasil, o título mundial de 2012.
Foi realmente um dos melhores campeonatos que acompanhei desde os anos 70. Já havíamos passado mais da metade do ano e ainda tínhamos quatro possíveis campeões e na última corrida o alemão e o espanhol Alonso disputaram o título já na típica corrida maluca que historicamente o GP de São Paulo se mostra com as constantes mudanças entre pista seca e molhada.
No fim o título de pilotos ficou nas mãos certas. O Vetel  e a Red Bull, que já havia garantido o título de marcas, fizeram a melhor equipe em 2012 com a participação do Weber. O Fernando Alonso, que tem uma grande capacidade de auto marketing não teve nos números  de um campeão. Para justificar isso colocou sempre a culpa no carro.
Na primeira metade do campeonato os pontos conquistados eram vendidos como suados, por pura capacidade de tirar do carro o que ele não teria para dar. A performance pífia  do Massa nesta fase ajudavam a estratégia de se vender a imagem do espanhol como de um quase super homem. Alonso na primeira metade do campeonato conquistou 164 pontos do total dos 278 que conquistou ao final. Na segunda metade, com ajuda clara do Massa nas três corridas da Coreia do Sul, Estados Unidos e a de hoje no Brasil, o companheiro do brasileiro conquistou 114 pontos. Já Massa conquistou nesta segunda metade do campeonato, cedendo posições para o Alonso, 97 pontos.
Se levarmos em conta a simples inversões de posições entre o espanhol e o brasileiro nestes três GP’s que apontei acima, o Massa teria conquistado 106 pontos contra 105 pontos do Fernando Alonso. Poderíamos dizer que na briga interna da Ferrari o Alonso conquistou a primeira metade do campeonato e o Massa conquistou a segunda metade.
É claro que o campeonato é do primeiro ao último GP, e o agora tricampeão Vetel mostrou isso, mas estes números mostram que o Alonso não é esse super homem que o seu marketing pessoal e parte da mídia mundial quer fazer ver.
Que venha 2013 !



Nenhum comentário:

Postar um comentário