domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa, ficou o seu legado.

A argentina Mercedes Sosa era naturalmente internacional. É difícil se mensurar o quanto ela influenciou, como artista e cidadã do Mundo, artistas e intelectuais e menos intelectuais do planeta, em especial na América do Sul.
Quando se anuncia o falecimento de artistas internacionais reconhecidos pela a sua arte, surge sempre um sentimento de perda, mas não com o mesmo impacto quando se recebe a notícia do desaparecimento de uma Mercedes Sosa. Ao acordar hoje e ao me deparar com esta noticia, a sensação é que havia perdido algo importante na minha própria história.
Ouvindo Mercedes Sosa se ganha coragem em se lutar para que se seja um cidadão do Mundo com mais responsabilidade, com mais comprometimento com questões sociais.
Já estava no Brasil quando as portas, por aqui, começaram abrir para a democracia no final da década de 70, inicio de 80. Logo depois começamos a ouvi-la, quando muitos ainda inseguros perguntavam se não era proibido a execução, na TV e rádios, das músicas desta argentina. Milton Nascimento e Chico Buarque passaram a ser os cicerones para esta artista no mercado brasileiro, e como conseqüência para esta cidadã no país vizinho ao das suas origens.
Mais tarde,em 1986, Mercedes Sosa patrocinou um dos momentos mais altos, ao meu ver, da TV brasileira quando participou com Milton Nascimento e Gal Costa do então programa “Chico e Caetano” da TV Globo.
Morreu hoje Mercedes Sosa... ainda bem que a história não se apaga.






4 comentários:

  1. Pois é mano, me lembro do nosso quartinho em Campina Grande, ouvindo o LP Duplo (de capa branca) que havia comprado com o meu dinheirinho ganho como "office-boy" do banco. Tempos de grandes mudanças no Brasil. Ventos de liberdade, cantados por ela, que nos empurravam contra as ditaduras vigentes.
    Infelizmente hoje a América do Sul vive em alguns lugares a mesma repressão ás opiniões opostas. Qual a diferença entre um Galtieri, Médici, Geisel e um Chaves?
    Dizes bem, "ainda bem que a História nunca se apaga", mesmo que alguns tentem calar por um tempo, vozes que cantam a liberdade de exprimir e pensar.

    Tó Maria

    ResponderExcluir
  2. Que tempos em Campina Grande! Como eu usufrui desse teu primeiro emprego! ;)
    Com toda a certeza, não há como diferenciar ditaduras! Tenho até dificuldade de identificar se são de esquerda ou de direita.

    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  3. Além de ter marcado parte de nossas vidas como gosto de ouvi-la. Que cante onde estiver...

    Tareca

    ResponderExcluir
  4. COMUNICADO
    Vou falar como brasileiro porque estou de ida com residência e soube de mais uma merda… me esperem e Perdoem meus erros.
    Estou de partida para o vosso País que não é o meu mas vão ter que me aturar porque sou Moçambicano e já fiz todos os acordos com a camorra… por isso não tenho medo algum.

    Enquanto persistirem os distúrbios de conduta da sociedade, a ponta do ice berg estará sempre à vista; a policia e os políticos são instrumentos de uma sociedade não seus salvadores; a sociedade brasileira tem que se ver com outros olhos, tem de para com privilégios e benesses para uns e bala na cara para outros, a igualdade social e o acesso a educação plena e coerente são as únicas chances que têm de acabar com esta matança abjecta que não é de hoje que ocorre dentro deste bordel chamado Brasil !
    Não existe sociedade sem educação e igualdade de oportunidades para todos; o Brasil nada mais é do que um salve-se quem puder, farinha pouca meu pirão primeiro, gosto de levar vantagem em tudo!Certo? e por ai vão as insanidades perpetradas neste aglomerado desde que me entendo por gente; se matar desse resultado seriamos primeiro mundo desde o tempo do mão branca; acordem e evoluam para um novo patamar, unam-se contra a mediocridade preparem-se para a vida ou irão desaparecer do mapa.
    Tudo sobre o que escrevi se reproduz nas palavras dos que se seguiram; uma lástima com um final conhecido; prossigam valorizando a estes desclassificados intelectuais e morais, sigam neste curso directo ao fundo, valorizem a insanidade e a irresponsabilidade em detrimento ao bom censo e a inteligência, apoiem e vistam as roupas dos psicopatas entronados em filmes e em discursos nulos, continuem a aceitar soluções imediatistas e abjetas; continuem assim e irão enterrar seus filhos em um futuro próximo!
    Vitimados pela própria objectividade, auto desclassificados, nulidades conscientes, obtusos úteis isto é, o que se vê no dia-a-dia da sociedade brasileira, reproduz-se fielmente nestas páginas; a inépcia social e o descontrole se fazem presente em cada afirmação que desconsidera as mudanças comportamentais; vão ao encontro felizes de seus próprios sofrimentos prossigam com esta adoração pela obscenidade moral que é o “modus vivendi” do brasileiro e preparem-se para as próximas mortes; quem sabe será você !
    Estou como vejo e leio desperdiçando pérolas aos porcos; minhas férias estão acabando e eu como um imbecil tentando oferecer algo de bom para um aglomerado que não quer e não irá mudar…
    Estou indo trabalhar pró Brasil … me esperem…
    Amigos, quem puder me ajudem…
    Bjos a Todos

    ResponderExcluir