quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tragédia no Haiti


Zilda Arns
Fonte:

Um terremoto preenche de forma trágica a já penalizada história do Haiti. E neste capítulo triste, entre os milhares de vitimas fatais, temos já a confirmação de 12 brasileiros mortos.
Se a morte de uma pessoa não tem mais valor ou menos valor como ser humano, entre estes 12 brasileiros está uma cidadã do Mundo que como tal está acima da média de um cidadão comum.
Zilda Arns é uma figura que transpirava as melhores energias nos ambientes que transitava, que trabalhava com todas as suas forças em trabalhos filantrópicos como na “sua” Pastoral da Criança onde era fundadora e coordenadora internacional que com ajuda de mais de 260 mil voluntários dá apoio a quase 2 milhões de gestantes e crianças menores de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, com um projeto que atende mais de 4.000 municípios brasileiros, e levava a sua mensagem e apoio a projetos similares pelo mundo. Uma personagem que vive em função da solidariedade, de ser solidária, e que ganhou tantas condecorações, como Heroína da Saúde Pública das Américas , que foi candidata ao Prêmio Nobel da Paz (2006), não é de fato uma pessoa comum. Como ser humano não era mais de que nenhuma das outras vitimas desta tragédia. Já como cidadã estava acima da grande maioria de nós, mortais.
Zilda Arns morreu fazendo o seu trabalho enquanto dava uma palestra em uma Igreja na capital do país mais pobre das Américas.
Sei que ela estará neste momento convocando todos a se levantarem para ajudar o povo do Haiti E como cidadãos não podemos fugir desta convocação fazendo o que pudermos ainda que dentro de limites individuais, que nunca serão pequenos quando estes esforços se conjugam.
Paz à Alma das vitimas fatais, esperança e conforto aos sobreviventes.

2 comentários:

  1. Amém ! Que ajuda seja rápida ... :( Dissestes tudo ZP apenas posso dizer, como doí ver tanta dor .

    Tareca

    ResponderExcluir
  2. Um povo devastado históricamente por governos corruptos ou ditatoriais - Papa Doc, Aristides, etc - furacões e agora este terremoto.
    O Brasil é um dos poucos países que faz tempo que de alguma maneira, e em diversas frentes, tenta ajudar este país e Povo sofrido. Mas o mundo na verdade faz muito pouco para ajudar o país mais pobre do mundo ocidental, a sair desta espiral de corrupção, criminalidade e pobreza absoluta. Espero que depois deles pagarem mais este preço tão caro em vidas e infra-estruturas, o mundo Ocidental acorde para esta Ilha dos Pobres e lhes estenda a mão da solidariedade por umas décadas, e não por uns meses.
    Vamos torcer pela Solidariedade Humana, medida em factos e atitudes, e não em palavras.

    António Maria

    ResponderExcluir