domingo, 21 de março de 2010

Orlando Zapata Tamayo - Uma vitima da luta pela Liberdade de expressão.

Por António Maria G. Lemos

Lula metalúrgico quando lutava pelo direito de falar.

Ao contrario da política interna do governo Lula, a externa segue o caminho fácil e de puro interesse político, de um lugar de destaque no pedestal internacional. Para alcançar tal objetivo, não lhe importa o nível das alianças. Se ditadores votarem por ele nos palcos internacionais, então passam também a ser seus “amigos”, independentemente dos valores antagônicos aos seus, que eles defendam.
Se as masmorras dos seus “aliados” estiverem cheias de pessoas que nunca mataram ninguém e tudo que fizeram foi lutar pela liberdade de expressão, por essa estar algemada em seus países por interesses religiosos ou políticos. Assim mesmo, a política internacional do governo Lula, baseada num pseudo pragmatismo, esquece o que milhares de pessoas sofreram no Brasil durante os anos de ditadura.
Cuba usou muitos anos o seu papel de vítima, isolada pelo boicote internacional imposto pelos falcões imperialistas americanos, para explicar ao seu povo, o porque de se ter que viver sob estado de segurança máxima, procurando em qualquer critica expressada de forma pacífica uma forma como taxar alguém como “aliado imperialista”. Mesmo depois dos seus aliados do passado terem reconhecido erros fatais políticos, como os verdadeiros culpados da miséria econômica do seu povo, terem mudado os seus cursos políticos. Hoje quando vemos os países do Leste, ditaduras passadas, renascerem das cinzas econômicas. Onde uma Polônia tem a chefia da Comunidade Européia, e outros países vizinhos do Leste, se integrarem num mundo global, com os seus cidadãos atravessando fronteiras culturais, econômicas e de ensino. Cuba bate o pé, feito menino pequenino, que quer ganhar a qualquer preço uma razão para poder continuar exercendo o seu direito da mais velha Ditadura da América Latina. Com o governo que teme a liberdade de expressão e a internet, mantendo uma comunicação sob o poder absoluto e irrefutável dos irmãos Castro. (Até mesmo uma das filhas que é opositora não só do seu pai, como de todo o esquema político que ele representa, não pode voltar a Cuba, sem correr o risco de ser presa).
No meio de todo esse absurdo, o nosso governo foi lá mostrar a sua solidariedade, que até é legítima quando se trata de defender o fim do boicote internacional, que na verdade cada vez mais existe no papel do que na pratica. (Veja-se as empresas que lá vendem os seus produtos, e sem falar nos investimentos internacionais na área do turismo, que lhes rende muitos dólares e uma sociedade paralela, com duas moedas oficiais circulando. O peso do povo, e o peso dos gringos). No entanto foi vergonhoso ver que o Lula não teve a coragem política para mencionar os valores democráticos que o Brasil defende, não só no país, como deverá desejar para todos os povos amigos. Enquanto a comitiva brasileira se regava em festejos de solidariedade entre povos latinos, bem ao estilo populista a serviço da máquina de informação dos donos da casa. um dos presos políticos de Cuba, o senhor Orlando Zapata Tamayo, que estava em greve de fome, falecia num dos cárceres de “Cuba Libre”.
Sem armas ou uso de violência, Zapata Tamayo, lutou pelos direitos primordiais humanos e democráticos que um dia o nosso presidente também lutou, mas que infelizmente hoje passaram a ser secundários, na sua luta de ser o novo Homem no pedestal internacional.
Senhor Presidente, o cidadão cubano Orlando Zapata Tamayo, seja em termos ideológicos ou de coragem civil, não tinha nada comparável com os nossos “gangsters” que dominam as nossas favelas, e que por falta de vontade política e recursos financeiros para as policias locais, continuam amedrontando e governando o dia-a-dia de grande parte das nossa população trabalhadora. Exilada nas grandes cidades do país.
Senhor Presidente, valerá mesmo pena se pagar qualquer preço, inclusive o de fechar os olhos a injustiças praticadas pelos nossos parceiros econômicos? Negando aos povos com quem nos relacionamos - seja por motivos políticos ou religiosos - que eles tenham também o direito de viver e exercer os princípios e Direitos Humanos mais elementares, que nós com muito suor e lágrimas conseguimos conquistar no Brasil?
Andamos sempre defendendo valores democráticos que na verdade, em termos ideológicos, vemos os partidos que acreditávamos também os defender, dando-lhes pontapés.
O cidadão cubano Zapata Tamayo e muitos outros que estão hoje presos ou exilados mundo a fora, são os Chicos Buarque, Carlos Prestes, etc, exilados e prisioneiros dos tempos obscuros do Brasil de ontem.
Homens e mulheres que lutam pelo direito de debater as diferenças de opinião, e lhes ser permitido redigir textos como este, sem que o preço a pagar seja o veredicto de um tribunal a serviço da ditadura, que os julga à masmorra e tortura do silêncio do pensamento.
Não se esqueça senhor Presidente. Nação sem memória ou valores, é nação vendida a futuro incerto. Por tanto, levando em conta o seu próprio passado e engajamento político, não coma no prato que já cuspiu. Trate os Zapata Tamayo do mundo afora, com o devido respeito que eles merecem. Se comporte à altura do solidário povo brasileiro que o elegeu, pela luta, coragem e verticalidade de princípios, que marcavam o seu caráter de então.
Povo que respeita e deseja para todos os povos do mundo; Liberdade de Expressão, para poder denunciar o abuso de poder impetrado em nosso nome, para um suposto bem da nossa Nação.

António Maria G. Lemos

6 comentários:

  1. Dizem que o sonho do Lula não é desfilar no Teatro Municipal e sim ser presidente da ONU, quando se aposentar da política brasileira. Por isso há que aparecer muito nos jornais do mundo a fora e fazer alianças...

    Mas a propósito da luta pela liberdade expressão em Cuba;

    http://bahiaempauta.com.br/2010/03/esposas-e-maes-de-presos-politicos-sao-carregadas-pela-policia-durante-protesto-em-havana/

    e

    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/03/16/artistas-espanhois-assinam-manifesto-pela-liberacao-de-presos-em-cuba.jhtm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://convencao2009.blogspot.com.br/2010/03/policia-cubana-vs-outras-policias.html esqueceu este

      Excluir
  2. Demorei um pouco a editar o teu belo e forte texto para encontrar a imagem certa que vendesse bem a minha frustração quando comparo o PT / Lula que acredito com a realidade atual do Lula / PT tão bem descrita por ti. Uma realidade atrapalhada com os caminhos escolhidos para galgar agora, no fim do seus mandato como presidente dos brasileiros, para cargos internacionais.
    Secretário Geral da ONU vem há algum tempo sendo a carreira planejada para o Lula. Que bom seria ter um Lula na ONU defendendo as democracias, o direito de concordar e discordar...do contrário o Lula que se aposente apenas como um bom presidente deste Brasil tão sofrido.
    Beijo, meu irmão.
    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  3. Valeu Antonio, bom texto. Realmente para mim foi uma sorpresa ver o Lula fazendo o jogo dos Castros. Não da para entender, a não saber dos grandes negocios que o Brasil esta fazendo em Cuba e a simpatia pela revolução!Ha muito tempo escutei falar do Lula nos tempos da luta sindicalista e com o PT aqui na Suiça. Tempos passados! Tomara que Cuba fique livre mesmo como todos os outros paises oprimidos.
    Quero felicitar voces pelo blogg. Um grande abraço desde Suiça.
    Toni e Damaris.

    ResponderExcluir
  4. Um abraço e um beijo aqui das terras tupiniquins para os tão falados Toni e Damaris.
    ZP

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a OEA e Mundo de uma forma geral compactuam com a ditadura Cubana. Mas hoje as vozes antes caladas, se levantam do ostracismo.

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Dissidente-Guillermo-Farinas-receia-pela-integridade-fisica-de-Pablo-Milanes.rtp&article=328356&visual=3&layout=10&tm=7

    ResponderExcluir