sábado, 3 de maio de 2014

Em quem apostar para as próximas eleições presidenciais brasileiras?

Novo jargão das lideranças do PT, incluindo nelas o Lula e a Dilma:



“Não é possível agente aceitar gratuitamente que a elite brasileira tente destruir a imagem da empresa que durante tantos anos é motivo de orgulho do nosso povo, que é a Petrobrás.”

A habilidade de tentar envolver emocionalmente o povo brasileiro do Lula é imensa e está fazendo escola. Não vi até então ninguém atacar ou deixar de ter orgulho pelo o que a Petrobrás representa para o Brasil. O que venho vendo é atacarem os gestores dos últimos anos desta imensa empresa, que se não fosse tão sólida já haveria ter quebrado economicamente. Se a própria Presidente Dilma já assumiu em discurso que na negociata da Refinaria de Pasadena houve grandes prejuízos, a quem devemos questionar? Quem já foi apresentado, pela administração federal, como sendo os responsáveis por tal buraco criado nas contas desta orgulhosamente brasileira Petrobrás?

Não adianta o Lula, ao discursar no Encontro Nacional do PT, dizer que “se alguém, entre nós, cometer um erro, tem que ser punido.” Não adianta ficar no discurso. Há que mostrar por ações, e não só quando estamos em vésperas de campanha presidenciais, temendo os efeitos aceleradores da queda da Dilma nas pesquisas, jogarem aos leões o deputado federal do PT, sr. André Vargas, pelas evidentes ligações com o doleiro Alberto Youssef. 

Não adianta quererem criar a imagem do Presidente do STF, Joaquim Barbosa, como sendo o inimigo número um do país, quando este não foi o único a julgar o Mensalão, nem mesmo a definir sozinho as penas dos julgados e considerados culpados pela maioria dos juízes que compõem o colegiado do STF. Não adianta responsabilizar este por possíveis consequências trágicas em relação ao estado de saúde do Genoíno, se quem o avaliou foi uma junta médica que fez um laudo onde diz que a sua doença está estabilizada e sem risco de vida eminente. Ele, Barbosa, em cima do laudo apenas fez valer a lei e como tal o Genoíno teve que voltar à prisão no regime semiaberto. Se alguém deve ser responsabilizado, se vier acontecer o pior, não é o Barbosa, mas sim a junta medica que emitiu o laudo. O Barbosa só fez o seu papel, que é de fazer cumprir a pena. Não se trata de um novo julgamento.

Estive ouvindo alguns dos discursos deste encontro Nacional do PT, e em alguns momentos me emocionei por reviver um PT da década de 80. Porém, acabaram por me reforçar, algumas das passagens dos discursos, incluindo parte dos do Lula e da Dilma, como o PT está frágil. Como está o PT na defensiva!!! 

E quando se discursa na defensiva, argumentos de cristal são sonorizados. Não são apenas argumentos vazios. São argumentos incongruentes, incompatíveis com o que muito vimos vendo nestes últimos anos. Tipo faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

O Lula ataca a elite, sem deixar claro quem é ela. Não haverão de ser, por exemplo, os grandes empresários que pagam altos valores pelas suas palestras. Não deverão ser os gestores da Petrobrás, que não são com certeza operários das fábricas que ele diz nunca ter ouvido falar terem tido labirintite. Que labirintite é coisa de classe média, diz ele como forma figurativa para dizer que é a essa classe a quem pertence, referindo-se ao internamento porque passou a semana passada em consequência de uma crise... Estou para saber quem da classe média brasileira é internado no Hospital Sírio Libanês por causa de uma crise de labirintite. 

Não seria correto da minha parte dizer que não gostei nada do que ouvi, e que não tenha concordado com algumas das afirmações, como os resultados efetivos dos programas sociais, como o nível de emprego nunca visto nas últimas décadas. Gostei especialmente de uma passagem pela humildade no discurso do Lula, quando assume que esta campanha não será fácil para o PT. Que fala na necessidade de retrabalhar a imagem do Partido, que fala de se construir uma nova utopia para o jovem brasileiro. Agora precisamos aguardar quais as efetivas ações que o PT, com a participação direta do Lula, terá para buscarmos um novo sonho, para se batalhar por um novo PT, um PT mais próximo do que foi na década de 80.

Eu tenho decidido. Não ser a minha torcida que isto venha a ser testado e avaliado com mais um mandato do PT na presidência. A relação de nomes para quem eu não vou torcer para estas eleições já a tenho feita, e dentro dela está qualquer candidato deste PT frágil e na defensiva.

Agora me falta uma outra difícil tarefa; a de concluir quem será o meu candidato, já que dois nomes que me conquistariam não aparecem nesta lista.


_______________________
Abaixo o acesso ao link do vídeo do Encontro Nacional do PT realizado em São Paulo neste último dia 02 de Maio de 2014:

4 comentários:

  1. Gostei do teu texto. Trazer a Copa do Mundo para o Brasil sem transparência total foi mais um erro do governo PT. Na altura em que se candidataram junto à FIFA, diziam ao povo, que a iniciativa privada assumiria os custos, e o que se vê hoje? Os impostos do Povo serem usados como pagamento de construções super valorizadas. A corrupção em alto estilo como o aval do governo. O Brasil não são só as capitais onde se jogará, e sim todo o povo brasileiro, que de antemão, já perdeu na Copa. A imagem do Brasil moderno, aqui no estrangeiro, está a cada dia que se aproxima a Copa, cada fez mais esfacelada. O "outro" Brasil. O da corrupção, do péssimo sistema de transportes, da saúde, e educação, do Grande Brasil fora das capitais da Copa, ganham face no estrangeiro. Talvez, isso seja infelizmente o único ganho da copa. Pena que para que o belo esporte praticado entre as quatro linhas, esteja o povo mais uma vez, sendo roubado.
    Tó Maria

    ResponderExcluir
  2. É, Tó Maria. Este caso da Copa, os números malucos gastos em obras, muitas delas que estarão inacabadas quando a Copa chegar, vale um post.
    Como torcedor do futebol brasileiro, venho dizendo: "Torcer pela SELEÇÂO e cobrar a CPI da COPA..."
    Abração

    ResponderExcluir
  3. O problema é que, quantas CPIs já deram em nada? Gosto do futebol dentro das quatro linhas, mas cada vez menos gosto da máfia do futebol fora delas. Um empresa ou cidadão que não pague os seus impostos ao Estado é logo executado. Quantos clubes de futebol mundo a fora, estão devendo aos seus governos, e nenhum partido encara esse problema de frente? Por declarar falência de clube significa perda de eleitores? Não só, é que pela beiradas desse "prato2 tem muito político usufruindo de favores volumosos. A coisa boa que pode acontecer é, que a Copa seja ganha pela canarinha. A coisa má da Copa, o Brasil foi roubado pelos seus políticos.

    ResponderExcluir