domingo, 10 de maio de 2009

A minha Mãe

Clique com botão esquerdo do mouse sobre a imagem para a aumentar...

Hoje se festeja no Brasil o Dia da Mãe. E se há mentira é a tal afirmação que Mãe só existe uma. Mas não mentirei se afirmar que não consigo ver uma Mãe mais mulher, mais representativa, que melhor substituiu a ausência de um Pai, conseguindo o manter presente mesmo após a sua morte, do que a minha Mãe.
Para a homenagear deixo aqui uma crônica do grande Poeta moçambicano José Craveirinha, seu grande amigo, que a escreveu em 1972 reagindo a uma carta que recebeu da amiga que recentemente havia enviuvado, aos 47 anos de idade, e que acaba por representar bem uma nova etapa da Madalena, leoa, que deixava a sua própria vida de lado para lutar por nós, filhos.
Na primeira foto, no final da década de 60 com o seu companheiro, o jornalista luso-moçambicano Gouvêa Lemos, e na segunda foto, poucos dias antes de falecer em 2000, aos 76 anos de idade, no hospital onde usou nos seus últimos anos o seu conhecido espírito de solidariedade como voluntária em uma enfermaria infantil de queimados, em Curitiba, Paraná, Brasil.
Da crônica do José Craveirinha destaco as palavras: “Note-se o estoicismo (“mas agora vivo no meio da miúdagem”) humilde e no espírito maternal os termos em que sua vida tem outra dimensão: antes e depois do Brasil. Antes e depois porque pesava 82 e agora pesa menos 13 quilos? Não! Mas sim porque isso são as suas etapas terríveis. As etapas de um calendário inesquecível: partir esposa e voltar somente Mãe.
E ao mesmo tempo a coragem. O não virar a cara ao infortúnio. O amoldar-se à nova situação. ; preencher ela mesmo o seu próprio vazio interior.; fazer da sua solidão uma razão de luta. Porque os filhos permanecem. Porque os filhos garantem a tribo e através deles está Ele, sempre Ele presente.”

Obrigado Madalena, pela Mãe que foste.

Um beijo pelo seu Dia.

9 comentários:

  1. Disseste tudo...
    Obrigado mano por tão bela homenagem...
    Obrigado mãe, companheira ... como fui feliz ao seu lado.
    Saudades, tantas !
    Beijos a todos os manos
    Mãe,tás sempre comigo...

    ResponderExcluir
  2. A emoção bate forte, tanto a dizer mas apenas sinto, mãe foste a melhor, eras tu e nunca deixastes de ser Ele tb, na tua simplicidade aprendi tanto, guerreira, mulher , menina e tanto amor .
    Mano por este dia,ainda não terminado por aí, dá um beijo a tia Bixé e Kicas.

    Vos Amo !

    ResponderExcluir
  3. Tareca,
    Acabei de repassar os beijos para as Mães cá da casa.
    Aproveito e mando o meu para ti, pois é também o teu dia.

    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  4. Minha avó Madalena....

    Mais que uma ótima avó....não sei nem expressar o amor que sentia...sentia não, que sinto por ela e a falta que ela me faz....Meu Deus estou pra conhecer uma mulher com tanta força.... e quando penso em fraquejar, quando me sinto já sem forças para lutar, é dela que vem a inspiração, a força... Presente sempre em minha vida, agora em meus pensamentos como referência de mulher, profissional, Mãe e uma Maravilhosa avó... E espero um dia ser pelo menos um pouquinho igual a ela....

    Minha avó queria, longe dos meus olhos, mas sempre dentro do meu coração, ontem, hj amanhã e em todos os dias da minha vida....

    Te amarei pra sempre...e nunca me abandone quando precisar, pois vc é a minha fortaleza...

    NANA

    ResponderExcluir
  5. ERRATA..MINHA AVO QUERIA...SRSR QUERIDA.SRSR

    ResponderExcluir
  6. Estive ausente...com a nossa Mãe sempre presente. E no seu dia, foi o meu presente, este "Post" do meu sempre sensível mano ZP, complementado pela não menos sensível e adorada, sobrinha Nana.

    Obrigado a vocês os dois, por me relembrarem mais uma vez, o quanto Mãe (e avó) ela foi. Deixando para trás saudades e lembranças eternas de Vida.

    Beijos
    Tó Maria

    ResponderExcluir
  7. dindooooooo... te amooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir