domingo, 22 de novembro de 2009

Quem é o Lula?


Tenho no Lula e muitos que o ajudam a governar, pois ninguém o faz sozinho, como tendo formado o melhor governo das últimas e longas décadas.
Pilota a economia brasileira por trilhos que nunca andou. Economicamente o Brasil começa a deixar de ser um país da esperança para ser, de fato, umas das economias mais fortes do planeta e com perspectivas de dias ainda melhores.
Ainda que alimentando cada vez mais a iniciativa privada para que esta fique mais consistente, não deixa o governo do Lula de olhar pelos menos favorecidos.
Criaram projetos sociais visto por muitos como “caça votos” mas essenciais para amenizar a dor de muitos em um mega país onde as soluções reais e definitivas não acontecem de um dia para o outro. Falo do “Bolsa Família”, ProUne e outros,.. e estou com o Lula quando este quer transformar os Projetos em Programas solidificados em leis, para consolidar estas conquistas de forma definitiva. Se vão ver isso como uma conquista do Lula ou do povo, pouco me importa desde que os menos favorecidos sejam tratados com mais dignidade.
Já quando se trata de diplomacia externa, com grande participação do seu guru Celso Amorim, o Lula vem queimando o seu nome e a imagem do Brasil junto à comunidade internacional e mesmo dentro do seu eleitorado tupiniquim.
Apoios a governos com posturas de um Chavez, e com convites para visitar o país a um Ahmadinejad, mostra uma linha ousada mas irresponsável para que se transforme o nome de Lula em uma possível candidatura futura para a ONU. Fica claro que o projeto do governo Lula de fazer com que o Brasil tenha uma cadeira no Conselho de Segurança passou a segundo plano em relação ao de ter o Lula como “number one” da Organização.
Lula, como Presidente eleito democraticamente, governando um país que se quer democrático, que defende internamente a democracia brasileira, que sofreu com uma ditadura na pele, ele e alguns dos seus colegas que hoje nem mais por aqui estão para contar histórias, tem mais é que ser imparcial na luta contra qualquer variável de ditadura, contra os crimes em relação aos direitos humanos. Ele tem que se perguntar se na época de dirigente de classes de trabalhadores, nos tempos de ditadura, ele colocava, ou se ainda hoje colocaria, possibilidades de procurar se entender com quem prende, tortura, mata, porque tem quem acredite que a liberdade de expressão é um inimigo da evolução social, porque religiosamente ou por visões políticas divergentes, grupos devam ser exterminados da sociedade.
O apoio de Lula a este tipo de atitudes no cenário internacional esvazia o seu espírito humanitário plantado em casa. Destrói todos os seus conceitos de democracia.
Quem é o Lula que queremos? O que conhecemos nas suas atitudes, ainda que com alguns escorregões, na sua política interna ou o Lula da sua política e diplomacia externa?
Quem é o Lula?

4 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, e espero que em breve ele, o Lula, se posicione claramente e em público, em favor dos valores democráticos e humanistas, que marcam a nossa constituição.
    Mesmo que esse posicionamento, a ser deixado claro em entrevistas por altura das recepções de tais ditadores, muito provavelmente não venha a ser transmitidas nesses países de comunicação censurada. É dever dele, enquanto Presidente, mostrar aos ditadores e comunidade internacional, que o Povo Brasileiro, não apoia qualquer desrespeito dos Direitos Humanos. (Sejam eles por motivos religiosos ou políticos.)

    Tempo de Trevas, nunca mais!


    António Maria

    ResponderExcluir
  2. É! Ando mesmo triste com estas posições do Lula...

    ResponderExcluir
  3. Quem diria que iríamos ontem ver... o sindicalista que foi importante no combate às trevas da Ditadura brasileira. Defendendo hoje - com argumentos de "Tiete" em frente de "celebridades" que quer o seu lugar na ONU a qualquer preço - as relações com um dos mais inescrupulosos ditadores da actualidade.

    Se o poder de investigação brasileira é tão eficiente como a sua diplomacia Amoriana, baseada em leitura rápida de noticiários. Tudo mostra que o caminho escolhido é que os frutos pessoais a serem colhidos, justificam os meios. Quais serão os próximos ditadores a ser aliciados? Ou por nós, "inocentemente", aliciados?

    A História nos mostrará, que com ditadores não há que se negociar. Seja nas Honduras ou no Irã.

    ResponderExcluir
  4. Não é dessa maneira que se tocam as relações entre as nações! O mundo não é um clube onde os “companheiros” trocam favores, em aberto confronto com as representações que detêm, conferidas pelos seus próprios povos.

    Só tenho admiração pelo Lula por ter inventado a caipirinha sem limão nem açucar.

    Abraço

    ResponderExcluir