segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Comentário a uma crónica do João Craveirinha

No Pululu, blog do angolano Eugénio Almeida, li uma crónica de autoria do João Craveirinha intitulada de 'A origem do espírito brasileiro “anti-português” ". Lá deixei um comentário sobre algumas questões que não concordei com a interpretação do João C., e achei válido aqui reproduzir, com algumas correções de concordância e ortográficas sem alterar o conteúdo.
Para entender melhor o meu comentário, possivelmente fique melhor ao visitante da Lanterna Acesa ir até ao Pululu  e ler a crónica em questão.
Mas disse eu no comentário postado no blog do Eugénio Almeida:


É aceitável que todo "historiador" coloque um pouco da sua interpretação dos fatos, e ficamos nós, os mortais, no direito e por vezes na obrigação de discordar, ainda que parcialmente.
Neste caso vejo algumas distorções, ou erros de interpretação do João Craveirinha, como quando afirma que os brasileiros têm inclusive aversão às outras ex-colônias portuguesas devido ao vinculo histórico destas (ex-colônias e Portugal).
Erra também quando diz que esta aversão brasileira às coisas portuguesas “vem ressurgindo com toda a força”.
Moro no Brasil faz 34 anos, dos meus 49, continuo sem conseguir disfarçar o meu sotaque luso (nem tenho intenções de o disfarçar), e sei bem que a “implicância” com os imigrantes portugueses é infinitivamente menor de quando cá cheguei em 1975. E o meu exemplo é muito curto para o período que o João pesquisou. E uma “implicância” muito ligada ao humor brasileiro na carona das anedotas com o personagem “português”. Muitas vezes anedotas contadas por quem não sabe contar e que acabam ficando ridículas.
Mas o que queria eu dizer sobre o tema “anedota de português”, é que têm elas pouco a haver com a história de colonizador e colonizado e sim por um momento da história muito mais recente, já no Séc. XX, quando o Brasil recebeu um grande número de imigrantes portugueses de baixa escolaridade, lá nos tempos das Grandes Guerras Mundiais, o que deu asas para se confundir, muito possivelmente de forma proposital, o que é ser “ignorante” e ser “burro”. E, diga-se de passagem, os próprios brasileiros assumem que de burros esses portugueses não tinham nada, pois uma grande parte deles passaram aqui a viver melhor do que quando em Portugal ao conseguirem, com toda a “ignorância”, se transformar em patrões, sendo hoje algumas dessas famílias proprietárias de grandes grupos empresariais cá no bairro, ou empresários de menos imponência mas ainda assim de sucesso, como proprietários de panificadoras, confeitarias e outros empreendimentos de médio porte.

Fonte da imagem: Jardim de urtigas

4 comentários:

  1. Ora aqui está a razão porque considerei oportuna a crónica de joão Craveitinha.
    Concordando ou não com ela, e neste caso nada posso dizer porque o autor está há uns meses no Brasil a fazer uma investigação académica e, portanto, em contacto directo com o pulsar brasileiro, a vantagem desta crónica está no debate que a mesma pode - e deve - provocar.
    Obrigado pela visita e pelo oportuno comentário.
    Abraços
    Eugénio Costa Almeida

    ResponderExcluir
  2. Retribuo o agradecimento por também por aqui aparecer e deixar registrada, via comentário, a sua visita.
    Abraço,
    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  3. Li a crônica e vim a teu blog!... Fico feliz por te sentires bem no Brasil! Tenho certeza que JC deve ter feito uma pesquisa excelente... Considero-me parte de um todo e abraço o trabalho sério desse pesquisador aqui no Brasil! Que ele sinta nosso calor brasileiro... e volte mais vezes! Um cheiro em teu coração.

    ResponderExcluir
  4. Teresa.
    Obrigado pela sua visita e participação.
    Abraço.

    ResponderExcluir