sábado, 30 de maio de 2009

Mato Grosso (1)


Hoje fazia um tour pelas estradas de uma fazenda, no estado do Mato Grosso, Brasil, do grupo em que trabalho, e onde estou desenvolvendo umas atividades por uma ou duas semanas, quando avistamos esta serpente de aproximadamente 2 metros de comprimento. O colega, um dos responsáveis por esta unidade, habituado a diferenciar uma cobra da palha da cana-de-açúcar espalhada pela estrada, percebeu-a de imediato. Pedi que parasse a camionete. Ela continuou imóvel no seu banho de sol.
Saí do carro para procurar um ângulo melhor para a fotografar. Levantou a cabeça e me fitava. Se parava, ela fica imponente, fitando um virtual terceiro olho no meio da minha testa. Se eu dava um passo para um dos lados, sem movimentar o corpo, acompanhava o meu movimento com a sua cabeça, sem me perder de visão.
Decidi subir para cima da caçamba da camionete para que nos aproximássemos e eu fosse disparando fotografias na sua movimentação, de cima, sem deixar de solicitar ao meu companheiro para que não corrêssemos o risco de a machucar. Ela não acreditou nisso. Foi eu passar por trás do carro e me perder de vista que deslizou para o campo.
Se eu estivesse no lugar dela também não teria confiado... afinal era com um ser humano que brincava de ver quem era mais corajoso, e nisso, até por medo, o ser humano é normalmente covarde e adora levar para casa um troféu.

8 comentários:

  1. Epa, epa!
    Para pá! Nhoca na estrada!

    Terra vermelha e natureza pura...Isso é o interior do Brasil que adoro, e tenho saudades, de sair dirigindo a minha carripana.
    São outros cheiros, visuais, e sentimentos que quem curta dirigir horas fio, gosta de sentir embaixo das rodas.
    Infelizmente isso só me é possivel longe das super auto-estradas europeias, e perdidamente empoeirado em Moçambique ou Brasil.

    Abração
    Tó Maria

    ResponderExcluir
  2. Paizão,
    Que medo!!
    Jamais teria coragem de chegar menos de 5 metros de distância... Em baixo ou em cima da caçamba. Nem pela melhor foto do mundo! hahahaha
    Se cuida heim...
    Estou morrendo de saudades!!!
    Passei mesmo para deixar um beijão.
    Bjusssss
    Sofia

    ResponderExcluir
  3. Filha,
    A 5 metros, nem eu! :) Estava ali a uns 10 metros, não muito menos do que isso, e atrás de mim tudo muito bem visto para dar umas boas passadas se ele mostrasse vontade de vir ter comigo.
    Já em cima da caçamba estava mesmo com vontade de passar mais pertinho. Se ela subisse, descia eu. rsss...
    Beijos com saudades,
    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  4. Tó Maria,
    Não é para fazer inveja, mas andar em estradas de terra e em picadas, tipo Raly dos Sertões, é aqui por onde ando.
    A terra vermelha, com algumas áreas de areão, é o Zónué, região de Manica, chapado. Se chove, haja habilidade para não te enterrares na lama, se pegas tempo sem chuva, que é o caso agora, cuida para não ficares enterrado nos areões. É muito legal...estando em uma 4 X 4, claro ! :) Ainda mais com um rádio junto com alcance de mais de 50 km, com possibilidades de pontos de retrasnsmisão, se abusares na brincadeira e tiveres que pedir: Alguém pode vir me ajudar?
    Abração.
    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  5. Iiiinterra vai mano!
    Eu venho logo ajudá, podi crer patrão!

    Eta saudade de sair só na pauleira, feito trenó doido, tocando as rodas só de leve no topo do areão.
    (Nas minhas épocas em que vivia para as bandas de Trancoso, Alcobaça e P.Seguro, adorava andar só "compensando" a direção, feito rédea meia solta, controlando alazão a galope.)
    Mas não faça isso não, viu? Vosmecê tem fius e muié p'ra criar e muito irmão pra chorar. Entonces fique mesmo em cima da caçamba e deixe o caboclo da terra, que conhece os buraco da estrada, feito as rugas da mão deli, que é mais seguro, certo?

    abraço por trás e por frente, feito forró doido. do teu mano
    Tó Maria

    ResponderExcluir
  6. que lindo encontro entre natureza e cultura, não?

    fiquei com inveja ...

    ResponderExcluir