sábado, 9 de outubro de 2010

Carta para a família, comentando as eleições.

Em e.mail para algumas pessoas da minha família, onde adicionei alguns amigos especiais, comentei sobre as eleições o que reproduzo abaixo.

***
Querida Mana, família, e amigos especiais,


Vou então dar a minha visão sobre as fotos do tal e.mail, que anda rodando os e.mails brasileiros, e “entretantos”.
A Dilma pertenceu de fato a um grupo armado que lutou contra a ditadura militar brasileira. A correlação das fotos de vítimas à imagem da Dilma não passa disso. Não são elas vitimas de balas disparadas pela Dilma. O que se sabe, inclusive, é que ainda que a Dilma tenha pertencido a um grupo guerrilheiro na década de 70, nunca teria disparado uma arma. Usarem essas imagens para abater a candidata do PT chega a ser piada, ainda que de mau gosto.
Dizer que o Serra é um ditador é outra piada de mau gosto. O Serra sofreu tanto com a ditadura militar como tantos outros democráticos ou até mais do que alguns ditos mais à "esquerda". Teve que se exilar porque senão entraria dentro e naquela época ninguém sabia se depois saía.
Tu sabes como sempre fui, e sou, PT. Mas passei a ser muito mais o PT do Lula. O PT que teve a sabedoria de levar em frente um projeto econômico que nunca foi do PT há época de quando o mesmo tentou as primeiras vezes se eleger presidente, e sim que começou no governo Itamar Franco, goste eu ou não, quando tinha o Fernando Henrique como ministro. Ali se começou a costurar a grande virada da economia brasileira e depois, como presidente, o Fernando Henrique solidificou os trilhos a serem percorridos. Sou PT do Lula que criou, aí sim bem diferente do governo do PSDB, projetos como o Bolsa Família. Não me venham com a história que o que se tem é que criar empregos e não dar esmolas. Emprego não se gera, para todo mundo, de um dia para o outro. E em quanto não se tem emprego para uma família há que subsidiar, e não dar esmolas, para que haja um mínimo de condições de vida para os menos privilegiados e não olhá-los como se fossem animais na busca da sobrevivência. Sou PT do Lula que garante a liberdade de imprensa, ainda que ultrapasse alguns limites quando critica a imprensa de forma generalizada.
A minha grande frustraçãocomeça quando aparecem os escândalos de corrupção dentro do PT (não do Lula), e perceber um Lula acuado devido aos apoios políticos de que depende, e não se posicionar claramente contra estes atos. Ajuda a trabalhar para que tudo fique debaixo do tapete. Faz isso também por uma outra característica que começa a ficar evidente: a vaidade! Não manchem a imagem dos companheiros porque estarão manchando a minha. O Lula começa a mostrar que está ficando extremamente vaidoso, o que é diferente de orgulhoso. O vaidoso fica surdo, não ouve críticas. O vaidoso é perigoso porque quando fica excessivo, cria artimanhas para manter a sua imagem intacta e outras tantas para que seja ainda mais adorado.
Com esta minha preocupação com a vaidade do Lula, que se pode transformar perigosa, e ao tentar interpretar a candidata fabricada pelo PT a minha frustração sobre um projeto político de longo prazo e eficaz para este nosso Brasil dá uma soluçada.
É que de fato não gosto da Dilma. Alguém que faz cirurgias plásticas que não me parecem estar vinculadas à vaidade legitima de uma mulher. Foram cirurgias claramente direcionadas para ter uma imagem física (facial) que seja mais simpática a uma parte de ingênuos eleitores.
Tenho a convicção que como uma figura criada por um grupo que perdeu para os escândalos os seus principais candidatos ao cargo máximo dos brasileiros, terá a Dilma grandes dependências do PT que não gosto. Do PT do MST com perfil de guerrilha que a Dilma diz não aceitar hoje. Do PT que tem sim relações com as FARC que tanta gente mata na Colômbia e que luta, esse PT, para que saia este grupo da lista de grupos terroristas. É uma pena ver um movimento tão legitimo como o MST ser tão mal pilotado politicamente.
Tenho receio que esses pilotos tenham mais poder de manipulação com a Dilma do que têm até então do Lula com a sua própria personalidade. Tenho muito receio que esses pilotos tenham muito mais poder de persuasão junto à Dilma do que no futuro o Lula tenha sobre a mesma.
Por isso o meu voto "não é" da Dilma.
Ainda que com a sensação de um soluço, confio mais na sequência de um bom projeto político para o Brasil dando o meu voto para o Serra.

Beijos,

Zé Paulo



Um comentário:

  1. O Lula e a Dilma faz lembrar um Peron e a Isabel.

    É demasiado latino americano para não se ver ao longe.

    ResponderExcluir