domingo, 19 de abril de 2009

Ivon Curi em Moçambique

O cantor brasileiro Ivon Curi ao centro, e o jornalista Gouvêa Lemos à direita.

Ivon Curi, o carioca que era mineiro, nasceu na cidade mineira de Caxambu em 1928 e veio a falecer em 24 de Junho de 1995 na cidade do Rio de Janeiro, onde veio a ganhar o sucesso que o projetou, inclusive além fronteiras do Brasil.
Foi um dos cantores brasileiros que ganharam espaço na mídia nas ex-colônias portuguesas em África, tendo estado em Moçambique pelo menos por duas vezes. Uma na década de 60, onde pode ser visto na fotografia junto ao jornalista Gouvêa Lemos, e depois em 1971 quando foi junto com a grande Clara Nunes, em uma turnê pela África do Sul, Angola e Moçambique, quando nestas duas províncias portuguesas se organizava o primeiro concurso de Miss, onde as vencedoras viriam a representar as Províncias Ultramarinas no Concurso Miss Portugal.
Mais um exemplo do antigo contato, neste caso via música, entre os países sul africanos e o Brasil, registrado na época pelo jornalista Gouvêa Lemos.

Um comentário:

  1. RICARDO MARTINS SOARES24 de julho de 2009 às 09:59

    Uhm, que saudade.
    Na ocasião tinha 12 anos. Lembro-me da visita de Ivon Curi mas não da Clara Nunes. Outros cantores brasileiros que me lembro terem passado por Moçambique entre 1969 e 1971: Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, Elizabete (esta hoje completamente esquecida aqui no Brasil).
    Cordiais saudações
    Ricardo Martins Soares
    (Nascido em Moçambique, cidadão brasileiro naturalizado e professor de idiomas estrangeiros)

    ResponderExcluir