quarta-feira, 15 de abril de 2009

comÁfrica.org



Ao ter-me manifestado sobre a reportagem do Esporte Espetacular, a qual intitulei aqui na Lanterna Acesa de "Tempos de apartheid", acabei por receber um simpático e.mail da comÁfrica.org, através do seu diretor de comunicação, Dr. Salomon Blajberg.
Por fomentar os conceitos de amizade e solidariedade entre os países sul-africanos e o Brasil, por reforçar a importância do fato histórico do jogo que não aconteceu em 1959 na cidade do Cabo, pela iniciativa que tiveram em pesquisar o nome do meu Pai e a fotografia que fizeram do mesmo, pedi a autorização para transcrever aqui o e.mail, que creio deva ser de interesse dos visitantes da Lanterna.
_______________________________


Prezado José Paulo Moreira de Carvalho Gouvêa Lemos.

Tivemos a satisfação de acessar o seu blog http://lanternaacesa2.blogspot.com/2009/04/tempos-de-apartheid.html , pois estamos acompanhando através de buscas na internet as repercussões da reportagem "Há 50 anos, Portuguesa Santista sofreu com racismo na África do Sul" veiculada no Esporte Espetacular em 12/04/09.
O Instituto ComÁfrica, também denominado comAfrica.org, antigo Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Povos da África do Sul e Namíbia - COMÁFRICA, fundado em 22.08.1985, dá continuidade à ponte entre pesquisa acadêmica e a efetivação da política externa como política pública pela sociedade civil no Brasil.
Neste sentido contribuímos para que os 50 anos das primeiras manifestações brasileiras contra o apartheid fossem condignamente comemorados com a matéria veiculada.
Mais abaixo reproduzimos o boletim enviado para anunciar a transmissão da reportagem, que estava programada para 5/4, porém por problemas técnicos só se efetivou no dia 12, coincidindo com os 50 anos do "jogo que não houve" e que mudou os rumos da relação do Brasil com a África do Sul. O Boletim, traz algumas informações mais detalhadas sobre o episódio inclusive com dois links para páginas de nosso site que motivaram a reportagem e onde o assunto é relatado.
Além de repassar estas informações, gostaríamos de manifestar o apreço pela figura de seu Pai, que nos foi dada a conhecer de forma fragmentária no âmbito das buscas na Internet mas que nos revelou o perfil de um jornalista investigativo, combativo e anti-colonialista cuja memória merece ser cultivada nos países de língua portuguesa.
Gostariamos igualmente de solicitar autorização sua para incorporar a foto publicada em seu blog, bem como seu depoimento, a nosso acervo de memória social.
Como poderá notar no texto do Boletim abaixo, pretendemos futuramente levar ao site materiais sobre estes acontecimentos, que incluem também uma pesquisa mais aprofundada sobre a receptividade que teve a Portuguesa Santista em Moçambique e Angola após terem seus jogadores sido vitimizados pelo Apartheid. Consta nos que em Lourenço Marques foram recebidos em meio a manifestações populares. A foto publicada em seu Blog é com certeza uma demonstração da solidariedade de seu Pai, representativa da solidariedade moçambicana.
Assim, se por acaso no acervo do Jornalista Gouvêa Lemos existirem outras recordações desta época, inclusive no âmbito do jornal "A Notícia", sugerimos que as publique caso seja possível .
Ficamos ao seu dispor e prezamos muito a contribuição feita em seu blog à amizade entre o Brasil e os povos africanos.

Saudações solidárias
Instituto ComÁfrica
Salomon Blajberg ,Ph.d. Viena
Diretor - Comunicação
Director - CommunicationCaixa

10 comentários:

  1. Dizer o quê?! Orgulho ! :)

    Tareca

    ResponderExcluir
  2. completando : do pai e irmão

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Com esse E-mail do Sr. Salomon Blajberg, abriu-se mais uma porta virtual a ser visitada e recomendada. Sempre frente Lanterna Acesa!

    Tó Maria

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ... Zé Paulo, são interpelações destas que inegávelmente motivam a seguir com a Obra. Boa ...muito boa mesmo!!

    Zé M. Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Merecido e justo Zé Paulo.
    E obrigado também por consentir meu "abuso" ao transcrever seu excelente post.
    Entre a qualidade de textos que o Amigo por habito produz, repito que não poderia ficar indiferente ao tema. Seu Pai, Moçambique e a Portuguesa Santista merecem ser referidas em qualquer tempo... até quando se evoca o lamentável e já distante apartheid.
    Um abraço também para si,

    Jaime

    ResponderExcluir
  6. Tó Maria,

    Sem dúvida que o site do comAfrica passou a ser mais um endereço a ser visitado.
    Abraço

    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  7. Sr. Zé Moreira,
    Muito obrigado pelas suas palavras.
    Não se esqueça que me deve um texto para dar lume aqui à Lanterna,
    Abraço grande,
    Zé Paulo

    ResponderExcluir
  8. Jaime,
    Sempre simpático.
    Concordo consigo que GL,Moçambique e a Potuguesa Santista mereçam sim serem realçados a qualquer tempo.
    Mais um abraço,
    Zé Paulo

    ResponderExcluir